quarta-feira, 7 de abril de 2010
RAÇA - BENGAL
Características físicas: A conformação do Bengal empresta-lhe a aparência básica de "fera". Possui porte médio a grande, de compleição musculosa e insinuante, tendo os quadris levemente mais elevados do que os ombros. A cabeça é cuneiforme, com contornos arredondados, um pouco mais comprida do que larga, exibindo um nariz largo, coxins dos bigodes e bochechas proeminentes. As orelhas, de dimensões que vão do tamanho médio ao pequeno, curtas, largas na base, com as pontas arredondadas. Olhos grandes e ovais, verdes ou amarelos. O peso máximo de um macho pode ir até ao dobro de uma fêmea. Raça recente e única a descender diretamente de um felino selvagem. O Bengal foi reconhecido apenas pela Tica-The International Cat Association dos EUA, em maio de 1992. As demais entidades ainda observam a raça, para certificar-se de que o temperamento selvagem foi completamente abolido. No Brasil ainda é uma raça rara.
Pelagem: Curta, cheia e macia como uma seda, com as pintas dispostas de forma horizontal, de preferência formando rosetas. Pode ter padronagem semelhante ao mármore. Marcas brancas no corpo e marcação tigrada devem ser evitadas. A extremidade da cauda deve ser preta; a barriga com marcas; as almofadas das patas em acordo com a cor do corpo e com a mesma cor das demais patas.
Cores: Spotted: As pintas devem se dispor aleatória ou horizontalmente. As rosetas, formadas por semi-círculos de pintas, apresentando seus centros mais avermelhados, são mais valorizadas que o padrão simplesmente salpicado. O contraste entre as pintas, que devem ter contornos bem demarcados, e a cor de fundo da pelagem deve ser intenso. Faixas de cores arrojadas, fortes, demarcando a máscara mais clara em torno da boca, são obrigatórias. Estrias manchadas, de disposição horizontal ao longo dos ombros são valorizadas. A barriga deve ser pintalgada.
Marble: Esta marcação, embora geneticamente derivada do padrão leopard classic-tabby, deve ser de aparência única, com um mínimo de semelhança possível com a aparência clássica tipo bulls-eye (olho-de-boi). O padrão de distribuição deve ser aleatório, aparentando as manchas do mármore, preferivelmente com um fluxo horizontal, melhor visualizado quando o gato é alongado ou quando se espreguiça. A influência do padrão tipo mackarel, vertical, é indesejável. É valorizada a pelagem que apresenta três ou mais tons sobrepostos, por exemplo: uma cor de fundo, uma cor de marcação e um tom mais escuro demarcando e delineando a marcação. O contraste deve ser intenso, com formas bem desenhadas, bordas bem nítidas. A barriga deve ser pintalgada.
Cuidados Especiais: Seu pêlo curto não exige cuidados especiais, uma escovação por semana pode ser o suficiente.
Temperamento: O Bengal é muito divertido, brincalhão e inteligente, ele se relaciona bem com crianças e adultos, bem como animais de outras espécies. Por ser esperto, ensinar-lhe coisas é muito fácil. Adora água e pode criar o hábito de entrar em piscinas e banheiras. Não dá muito trabalho, o que faz com que ele seja um excelente animal de estimação.O Bengal mantém os reflexos rápidos de seu ancestral selvagem. Mas deve ser afetuoso com seu dono. Apesar de descender de felinos selvagens, o Bengal ronrona e as vezes mia forte.
RAÇAS - BALINÊS
Características físicas: Tamanho médio, olhos azuis (normalmente), orelhas grandes, nariz comprido (comparado com o seu tamanho), e o seu focinho tem uma espécie de sombra (como a de um gato Siamês). De uma forma geral, se aceita que o gato Balinês é uma derivação do Siamês, uma mutação espontânea de pêlo longo. No Brasil é uma raça muito rara, possuindo apenas um criador.
Pelagem: Sua pelagem é simples e não dupla, como na maioria dos gatos de pêlo longo. Por isso, seu pêlo fica mais liso e junto ao corpo.
Cores: As cores padrão são as mesmas do Siamês.
Cuidados Especiais: Por ter o pêlo longo, exige uma escovação diária para se manter bonito e limpo.
Temperamento: Seu temperamento é como do Siamês: alegre, brincalhão, inteligente, alerta, curioso. Além do pêlo mais longo, outra diferença é seu timbre de voz mais suave e menos falante.
RAÇAS - ANGORÁ TURCO
Características físicas: Os olhos são grandes e amendoados nas cores azul, âmbar, quaisquer tons de verde, dourado, cor de mel esverdeada, entre outros. De porte médio, o Angorá tem corpo robusto, orelhas grandes, e cauda emplumada comprida e firme, ágil e elegante, pelagem abundante no pescoço e tufos nas orelhas. A origem do nome da raça está em Angorá, cidade turca que hoje corresponde a Ancara, onde viviam os primeiros gatos domésticos de pêlo longo. Por isso, o termo Angorá foi e ainda é utilizado para designar gatos de pêlo longo. No entanto, o único gato de raça que leva a palavra "Angorá" no nome é o Turkish Angora.
Pelagem: A pelagem é sedosa, fina e semi-longa
Cores: O branco e o laranja com dois tons têm sido tradicionalmente a cor mais representativa dos Angorás turcos. Foi a única cor aceita no início. Porém, atualmente, todas as cores são aceitas com exceção daquelas que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.
Dentre as variedades de cor reconhecidas nos Estados Unidos estão preto, preto-fumaça, azul, blue tabby, calico e bicolor, creme, além do branco.
Cuidados Especiais: Este gato bastante belo tem que ser escovado e limpo todos os dias, para que mantenha-se sempre bonito. Os de olhos azuis podem nascer surdos.
Temperamento: O gato angorá é brincalhão, dócil e amistoso. É um gato bastante ativo durante a sua vida. Gostam de escalar para pontos altos a partir de onde observam os seus donos. Também gostar muito de brincar, o que faz com que seja um belo animal de estimação para se ter em família (com crianças e tudo).
RAÇAS - AMERICAN CURL
Características físicas: Os animais apresentam um tamanho médio, um corpo musculoso e flexível, e estrutura óssea leve; com patas espessas e arredondadas, sendo que as posteriores são ligeiramente mais compridas que as anteriores; nariz direito, com focinho mais comprido do que largo; olhos relativamente grandes em forma de noz e ligeiramente oblíquos, com uma expressão aberta ajudada pelas orelhas firmes, com base larga e onduladas no mínimo 90º e no máximo 180º, desde que as pontas apontem para o centro da base do crânio.
Os graus de curvatura das orelhas podem variar da seguinte forma: 1º grau, ou quase direitas, 2º grau, ou levemente onduladas, ou 3º grau, que são as que apresentam os graciosos 90º de curvatura. A proporção das orelhas deve estar equilibradas com o tamanho da cabeça.
As crias do Curl Americano nascem sempre com as orelhas normais, mas após cerca de quatro a dez dias, as orelhas começam a curvar-se, sendo que o seu grau de ondulação vai variar até aos quatro meses, altura em que a orelha toma forma definitiva.
Pelagem: Tanto nos animais de pêlo curto, como nos de pêlo longo, o manto é leve e sedoso, com a diferença de que, nos animais de pêlo longo, a cauda é bastante larga na base, afunilando em forma de pluma no comprimento. O seu pêlo é semicomprido e estende-se junto ao corpo. A sua cauda peluda é um traço característico e as suas orelhas devem ter muitos pêlos.
Cores: Preto, Preto e Branco, Tabby Tigrado Castanho e Branco, Tabby Clássico Tartaruga Castanho, Point Tabby Seal
Cuidados Especiais: Tanto nos animais de pêlo curto, como nos de pêlo longo, o cuidado é fácil, para isto bastando uma escovada para a retirada dos pêlos mortos, tendo sempre cuidado com o manuseamento da orelha, para evitar partir a frágil cartilagem que a sustenta.
Temperamento: É um animal que tem a curiosidade como característica dominante, o que se reflete na constante companhia aos seus donos durante afazeres domésticos, por exemplo. São gatos que se adaptam facilmente a qualquer ambiente, ou a mudança deste, tendo boa convivência com outros animais. A sua elegância, beleza e as charmosas orelhas curvadas chamam a atenção de qualquer pessoa mais distraída à sua presença.
RAÇAS - ABISSÍNIO
Características físicas: cabeça triangular com contornos arredondados, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; focinho de forma não ponte-aguda; orelhas grandes, levemente pontiagudas; olhos ouro, verdes, cobre ou avelãs, amendoados, grandes; corpo médio, musculoso, dorso levemente arqueado; pernas finas e longas; pés ovalados e compactos; rabo longo e afilado.
Pelagem: média, densa, de textura fina com 4 a 6 bandos de cores alternadas, escuras nas pontas dos pêlos e claras na raiz e sub-pêlo lanzudo. Sem manchas brancas no corpo, exceto nas narinas, queixo e parte superior do pescoço. Marcas tigradas nas pernas e cauda podem indicar mestiçagem e são falta desqualificante nas exposições.
Cores:
Sorrel – canela com ticado canela-alaranjado e marrom chocolate;
Ruddy – marrom-alaranjado ticado com duas ou três faixas de cor preta ou marrom-escuro;
Silver* – branco prateado, que pode ter o ticado igual ao Sorrel, ao Ruddy, ao Fawn e ao Blue;
Blue – cinza-azulado com ticado em azul mais intenso. Nas partes internas do corpo, peito e pernas, a cor deve ser o creme-pálido;
Fawn – tom café-com-leite claro e rosado com ticado na mesma cor, porém mais intenso. A base do pêlo tem cor de aveia-pálido.
* No Brasil, só o Clube Brasileiro do Gato, filiado á entidade européia Fife-Federação Internacional Felina, confere títulos a exemplares de cor silver.
Obs: filhotes nascem laranjas-escuro com manchas pretas ou quase pretas. Cores começam a surgir na 6ª semana e podem finalizar só aos 6 meses ou mais.
Cuidados Especiais: escovações quinzenais com escova de cerdas macias, contra e à favor do pêlo. Limpar orelhas com cotonete e água boricada semanalmente até os 8 meses de vida e depois só quando sujas. Corte regular só das unhas da frente (as de trás gastam naturalmente).
Temperamento: O Abissínio é um gato extremamente sociável e brincalhão, possui muita energia portanto é aconselhável que conviva com outros gatos ou que tenha acesso a brinquedos e atividade física. Inteligente, aprende com rapidez e curiosamente gosta muito de água chegando a nadar se tiver a oportunidade. É leal e companheiro mas sem ser tão dependente como o Persa. Costuma ser bastante silencioso. Mas cuidado, por conta de seu excesso de energia ele costuma subir em móveis e cortinas em busca de objetos que despertem sua curiosidade, é bom ter sempre algum brinquedo novo por perto.
Assinar:
Postagens (Atom)