quarta-feira, 7 de abril de 2010
RAÇA - BENGAL
Características físicas: A conformação do Bengal empresta-lhe a aparência básica de "fera". Possui porte médio a grande, de compleição musculosa e insinuante, tendo os quadris levemente mais elevados do que os ombros. A cabeça é cuneiforme, com contornos arredondados, um pouco mais comprida do que larga, exibindo um nariz largo, coxins dos bigodes e bochechas proeminentes. As orelhas, de dimensões que vão do tamanho médio ao pequeno, curtas, largas na base, com as pontas arredondadas. Olhos grandes e ovais, verdes ou amarelos. O peso máximo de um macho pode ir até ao dobro de uma fêmea. Raça recente e única a descender diretamente de um felino selvagem. O Bengal foi reconhecido apenas pela Tica-The International Cat Association dos EUA, em maio de 1992. As demais entidades ainda observam a raça, para certificar-se de que o temperamento selvagem foi completamente abolido. No Brasil ainda é uma raça rara.
Pelagem: Curta, cheia e macia como uma seda, com as pintas dispostas de forma horizontal, de preferência formando rosetas. Pode ter padronagem semelhante ao mármore. Marcas brancas no corpo e marcação tigrada devem ser evitadas. A extremidade da cauda deve ser preta; a barriga com marcas; as almofadas das patas em acordo com a cor do corpo e com a mesma cor das demais patas.
Cores: Spotted: As pintas devem se dispor aleatória ou horizontalmente. As rosetas, formadas por semi-círculos de pintas, apresentando seus centros mais avermelhados, são mais valorizadas que o padrão simplesmente salpicado. O contraste entre as pintas, que devem ter contornos bem demarcados, e a cor de fundo da pelagem deve ser intenso. Faixas de cores arrojadas, fortes, demarcando a máscara mais clara em torno da boca, são obrigatórias. Estrias manchadas, de disposição horizontal ao longo dos ombros são valorizadas. A barriga deve ser pintalgada.
Marble: Esta marcação, embora geneticamente derivada do padrão leopard classic-tabby, deve ser de aparência única, com um mínimo de semelhança possível com a aparência clássica tipo bulls-eye (olho-de-boi). O padrão de distribuição deve ser aleatório, aparentando as manchas do mármore, preferivelmente com um fluxo horizontal, melhor visualizado quando o gato é alongado ou quando se espreguiça. A influência do padrão tipo mackarel, vertical, é indesejável. É valorizada a pelagem que apresenta três ou mais tons sobrepostos, por exemplo: uma cor de fundo, uma cor de marcação e um tom mais escuro demarcando e delineando a marcação. O contraste deve ser intenso, com formas bem desenhadas, bordas bem nítidas. A barriga deve ser pintalgada.
Cuidados Especiais: Seu pêlo curto não exige cuidados especiais, uma escovação por semana pode ser o suficiente.
Temperamento: O Bengal é muito divertido, brincalhão e inteligente, ele se relaciona bem com crianças e adultos, bem como animais de outras espécies. Por ser esperto, ensinar-lhe coisas é muito fácil. Adora água e pode criar o hábito de entrar em piscinas e banheiras. Não dá muito trabalho, o que faz com que ele seja um excelente animal de estimação.O Bengal mantém os reflexos rápidos de seu ancestral selvagem. Mas deve ser afetuoso com seu dono. Apesar de descender de felinos selvagens, o Bengal ronrona e as vezes mia forte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário